quinta-feira, 4 de março de 2010

Mulheres-pássaro, mulheres-fadas


A pedido da minha linda amiga Letícia, retomo a postagem sobre as mulheres bruxas (que você pode ler aqui ), para falar das mulheres-fada e mulheres-pássaro.
Comecei pensando no poder das asas.
O ser humano sempre sonhou em ter asas, já repararam?
Talvez tenha sido o primeiro desejo humano, acho que não foi nem a imortalidade, foi a liberdade.
Acredito que, mirando o céu cheio de seus mistérios, talvez de nossa própria origem (creio piamente nisso), tenha a humanidade em seus primeiros momentos de consciência, a vontade delirante de poder subir aos céus...
Voar.
Ter asas muito se confunde, pelo menos para mim, com o conceito mais cru do que seja liberdade. Daí o fato delas serem dadas aos deuses, aos anjos, aos seres especiais, não a nós, pobres mortais.
A deusa Ísis tinha enormes asas e usou-as na busca por seu amado Osiris.
Mas, que eu não seja injusta, na noite, durante nosso sono, vai planar pelos mundos o nosso espírito. Alguns crêem que só nos sonhos, eu creio que de fato.
As mulheres-pássaro, as mulheres-fadas sabem bem o que é isso.
O ar é seu habitat, mais que qualquer outro elemento. Por isso, se não são livres, anseiam desesperadamente por isso. Habitam no topo das coisas.
Planam.
Mas também, e por esse motivo, muitas vezes são inaptas à vida comum. Se sentem mais estranhas que qualquer outra mulher. A beleza das coisas, para essas mulheres aladas, passa por uma estética toda especial, muitas vezes racionalizada.
Se sangadas podem ser cruéis por sua frieza de ave de rapina...
Todas nós temos um pouco de cada uma dessas “mulheres selvagens”, como diria Clarissa Pinkola Estés em seu livro Mulheres que correm com os lobos.
Mas sempre uma delas se sobressai e aí podemos ter uma noção da nossa natureza mais profunda...

6 comentários:

  1. Falando em mulheres, log nosso dia está chegando. Parabéns para vocÊ também.

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo tambpem, uma caracteristica a essas mulheres a questão da intensidade... Os sentidos muitoaguçados... como a visão das águias... e etc...

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Luz. Ainda não sei o que tenho em comum com as mulheres-fadas, mas já percebi que com essa tenho mais do que com as mulheres-lobo. Só que com um pequeno problema, quando não são livres. =(
    "Muitas vezes são inaptas à vida comum. Se sentem mais estranhas que qualquer outra mulher"
    Me sinto assim. Puxa... E agora?
    Correr em busca do que possa me trazer o significado dessa liberdade perdida.
    E lá vou eu...
    Obrigada, querida Luz. Seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais seu blog.Tbm sou bruxa, to encantada com ele. to te seguindo.


    Bjsss.

    ResponderExcluir
  5. oi Melina, obrigada! Seja bem vinda, você está na casa certa, vamos compartilhar nossos momentos bruxais rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse seu conceito das mulheres-pássaro. Não sou bruxo, mas fiquei encantado. Era a inspiração que eu precisava para continuar o meu trabalho acadêmico.

    ResponderExcluir