quarta-feira, 24 de março de 2010

O Sagrado Coração e o Amor Crístico


Amigos quero compartilhar com vocês uma informação muito linda que recebi de ontem para hoje.
De repente, começaram a vir na minha mente as imagens de dois quadros que havia na casa dos meus avós, hoje já falecidos.
Eram os quadros de Jesus e Maria, ambos com o peito aberto, mostrando seus corações.
Lembro que aquelas imagens  me chocaram muito quando eu era menina. O peito rasgado com um coração rodeado de chamas, e no caso de Jesus, cravado por uma coroa de espinhos.O tempo passou e aquelas imagens ficaram no passado.
Mas ontem de noite estive pensando sobre o chacra  (ou chakra) do coração. A princípio não liguei as idéias com as imagens dos quadros, mas antes de dormir, naquela hora em que ficamos entre o sono e a vigília, elas chegaram.Suavemente as imagens foram chegando. E com ela alguns questionamentos fundamentais.
O que significavam aqueles corações expostos, além do óbvio: coração aberto?
Mas, por que não considerar também o óbvio da idéia do coração aberto?
Se pensarmos metaforicamente, é simples: coração aberto significa bondade, clareza de sentimentos... Mas será que é apenas isso, embora seja já muito?
Pois bem, esses quadros que me chocaram lá na casa dos meus avós são chamados de Divino Coração ou Sagrado Coração, de Jesus ou de Maria.
Conta a história da Igreja Católica que Jesus Cristo apareceu à Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, exatamente a 16 de junho de 1675, em Verosvres, na Borgonha. Margarida Maria tinha vinte e cinco anos e estava recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, quando teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês.
Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se a Margarida Maria e, com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".
Margarida Maria foi canonizada em 1920, tornando-se então, Santa Maria Margarida Alacoque. Para a Igreja Católica o Sagrado Coração de Jesus significa AMOR que transborda os limites humanos, calor, abrigo, vida que jorra em abundância e encarna o próprio CRISTO como sentido de VIDA.

Amor – Cristo – Vida

O chacra do coração é muitíssimo importante para esses três aspectos. É o chacra do amor incondicional, do amor crístico. Cristo é um estado de consciência, que se alcança ao expandir-se esse chacra, ao abrir seu coração!

Ligado diretamente ao chacra do coração está o da vida, o chacra básico.

Portanto, eis um significado fascinante para essas imagens! O que a aparição de Cristo veio professar a Margarida Maria foi a mensagem urgente de amarmos uns aos outros incondicionalmente. E que amor é esse?

Estiva mergulhada nessa pergunta...

E de repente, novamente a imagem do peito aberto, rasgado, até sangrando, com um coração pulsante dentro me veio. Um coração vulnerável, sem dúvida, mas por outro lado cheio de poder, do poder do amor que nada teme!

Gente...

Uma imagem muito forte.

Outro aspecto importante do chacra do coração é de que só através de sua expansão, se pode expandir o chacra frontal, também conhecido como terceiro olho.

Agora pensam: se as pessoas abrirem o terceiro olho poderão ver a vida como de fato ela é, sem os véus da ilusão que nos cercam na materialidade.

Depois pensei sobre o porquê do sagrado coração, do imaculado coração, do divino coração ser sempre sangrento ou rodeado de chamas.

O primeiro aspecto pode dizer respeito ao sacrifício, o que inclui aí a coroa de espinho.
Fato interessante, muito significativo do ponto de vista do simbolismo do coração, é o ex-voto, datado de 1770, que se encontra na igreja de Lichtental, na Alemanha. Pode-se ver nele não apenas a forma simbólica, mas o coração anatômico com a aorta pulmonar e a árvore coronária perfeitamente representadas.
Enquanto o aspecto das chamas me parece claramente relacionada à própria imagem do chacra.

Como podemos ver o chacra coronário tem 12 pétalas.
Em sua aparição o Cristo fez a Margarida 12 promessas:

1ª Promessa:“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa:“Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”
3ª Promessa:“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
4ª Promessa:“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
5ª Promessa:“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
6ª Promessa:“Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa:“Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
8ª Promessa:“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
9ª Promessa:“As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.”
10ª Promessa:“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos ”.
11ª Promessa:"As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa:“A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Segundo a sabedoria Hindu, ANAHATA  o Chakra do Coração é um vórtice de energia  localizado no centro do tórax (entre os mamilos), corresponde à Glândula do timo e possui doze letras: ka (ka), kha (kha), ga (ga), gha (gha), na (na), ca (ca), ccha (ccha), ja (ja), jna (jna), ta (ta), tha (tha) inscritas nas doze pétalas de vermelho carmim.

O elemento ar está representado por um hexágono esfumaçado que representa o ponto de encontro do divino com o humano. Acima do hexágono está o sol com uma radiação de "dez milhões de luzes".

O mantra semente, 'bija' para o ar é (y) 'yam' apoiado sobre um cervo negro. A divindade que preside é Shiva de três olhos representa o sistema de todo o mundo onde as diversidades das realidades fenomenológicas de espaço e tempo são gradualmente revelados.

A energia dele é chamada de Kakini Sakti em amarelo brilhante, uma única face com três olhos, quatro braços, segurando um laço e uma caveira, e fazendo os gesto para garantir os benefícios e dissipar os medos. O Chacra está associado com o elemento ar e o princípio do toque.

Assim, fico muito feliz em compartilhar esses instantes de inspiração aqui com vocês.
E, embora as palavras sejam probres para descrever o sentido que essa meditação me trouxe, desejo que o amor crístico seja alcançado por nós, cada um pelo caminho que tiver escolhido.

2 comentários:

  1. Olá, Luciana, bom dia, tudo bem com todos em seu lar? Querida, li seu coment o qual respondi lá no blog,mas faço uma cópia aqui para você, segue:

    Oi Lu, bom dia, obrigada pela preocupação com meu bebê. Não, segundo o tio Dudu ele acostumou a ser assim, anda normal, perfeito, sobe na escadinha que fica ao lado do guarda-roupa quando quer se esconder de algo, principalmente quando a campainha toca. A sorte dele é ser de dentro de um lar, o perigo maior estaria nele solto nas ruas, não conseguiria se agarrar a uma árvore ou muro para escapar de algo ou de alguém, ou seja, uma presa fácil.Já não bastava ser albino, o coitadinho tinha que ser diferente. Ainda bem que Deus me presenteou com ele, aqui está um pouco mais protegido dos perigos do mundo lá fora. Beijos,minha querida, bitoquinhas na Lolita e nos meninos.

    ** Querida, passe lá no blog que daqui a pouquinho estarei publicando um Selo Encantado, o qual também vou oferecer ao seu blog, seu lar virtual. Aceite-o com o carinho da Toca dos Gatos.
    ^.^

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana, respondi sua dúvida lá no blog, mas transcrevo aqui para ter certeza que chegou até você:

    Olá, querida Luciana, fico feliz que tenha gostado da indicação.
    É assim: você salva aí na sua máquina a imagem do selinho, insere no seu blog dizendo quem te deu e o blog da pessoa (no caso eu e meu blog), escolhe 12 blogs que você também acha um encanto e coloca o link em seu blog, avisando a eles que tem um mimo aí no seu blog para pegar. E assim se segue esta corrente de carinho através destes selinhos virtuais.
    Espero ter te ajudado, acaso haja qualquer dúvida me escreva para poder te ajudar, ok! Beijinhos e carinhos de todos nós.

    ResponderExcluir